OBRIGADA PELA VISITA, VOCÊ É MEU VISITANTE

11 de junho de 2012

Projeto: E-proinfo


                                   Projeto: História em quadrinhos




O presente projeto será realizado  com os alunos do 8 ano A da escola João de Lima Paes. Será como parte do trabalho para conclusão do curso E-proinfo,sendo desenvolvido com o site http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriasPublicadasv2.aspx?&bn=1 e com a participação direta dos alunos com orientação da professora.





Cursista : Luciele dos Santos Carneiro



                                          Nova Andradina , Junho de 2012

Introdução
A maneira acelerada como as informações e o conhecimento se espalham e chegam até as pessoas nos tempo atuais, é um fenômeno que surpreende a todos. Neste contexto a educação passa a se reestruturar e a criar novas possibilidades dentro das propostas pedagógicas. Portanto é necessário evoluir para progredir com a inclusão das novas tecnologias no cotidiano escolar; como forma de garantir que se tornem ferramentas a serviço da aprendizagem.
Essas histórias em quadrinho da Turma da Mônica conhecidas pelo público infantil  e atualmente  também pelos adolescentes podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas disciplinas e  conteúdos. Neste trabalho iremos usar os  personagens  da Turma da Mônica  para trabalhar conteúdos pertinentes do nosso dia-a-dia na escola.
Nosso  projeto se concentrará na utilização das novas tecnologias , com uso de site educativo máquina de quadrinhos como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender as potencialidades dessas novas tecnologias na educação.
Justificativa
O referido projeto tem o intuito de integrar diferentes tecnologias à prática pedagógica voltada a aprendizagem significativa do aluno, tornando-o sujeito ativo e autônomo.
Para isso, é fundamental que nós enquanto  professores criemos situações que  venham provocar  e estimular os alunos a interagirem entre si, trabalhando coletivamente buscando informações, despertando a curiosidade.Sendo assim, é de extrema necessidade que o professor proponha estratégias produzindo a construção de novas habilidades tecnológicas aos seus alunos.
Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, utilizando diferentes tecnologias integradas ao trabalho pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, compreendendo assim, o papel que as mesmas exercem na educação. Lembrando que o que está sendo proposto a eles é que usem sua imaginação, o conteúdo que já foi trabalhado com ele e também usem a máquina que tanto fascina seu dia-a-dia.
Objetivos Específicos
Produzir pequenos textos fazendo uso de diferentes recursos midiaticos;
Participar de dinâmica que permitam estabelecer o dialogo e o trabalho coletivo, melhorando a comunicação entre seus pares.
Ler e escrever usando recursos tecnológicos, e ainda desenvolver tarefas que se fossem para ficar escrevendo no papel talvez não chamasse a tenção dos alunos , como o HQ pode atraí-los  e fazer com que os mesmos desenvolvam suas tarefas de forma descontraída e educativa.
Metodologia
Para o desenvolvimento deste projeto será utilizado pesquisas na internet, atividades em sala de aula e na sala de tecnologia.
Poderão ter como base os próprios gibis que já possuem em casa , e é claro se utilizarão da internet como fonte de pesquisa para um lhor desenvolvimento do seu trabalho.
 Recursos
Sala de aula;
Sala de Tecnologia;
Data-show;
Computadores;
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante a execução das atividades tanto em sala de aula como na sala de tecnologia.
Referência Bibliográfica
SANCHO, J.M; Hernández, F.(et. al.) Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2008, 200p.
LINORD, Ferd; LIMA, Eduardo. O X da Questão. Nova Escola. São Paulo, S.P., nº18, p.7 – 9, abril 2008.
POLATO, Amanda. Tecnologia + Conteúdos. Oportunidades de Ensino. Nova escola, São Paulo, S.P. nº223, p. 50 – 58, jun/jul 2009.

Vídeo úteis para o desenvolvimento do projeto 



Vídeo usado como parte da instruçao para realizar a atividade proposta.

Os vídeos acima nos auxilia no processo de desenvolvimento do trabalho em questão , deste modo o vídeo1 nos mostra a importancia de despertar nos alunos essa vontade de fazer coisas novas, e o segundo vídeo é de instrução, para se saber como proceder a partir do momento em que se estiver na página desenvolvendo o projeto.