OBRIGADA PELA VISITA, VOCÊ É MEU VISITANTE

7 de outubro de 2010

Canadá

CANADÁ: O MAIOR PAÍS DA AMÉRICA

TERRITÓRIO E POPULAÇÃO
UMA DAS CARACTERÍSTICAS MARCANTES DO CANADÁ É A DESPROPORÇÃO ENTRE SUA POPULAÇÃO E O TAMANHO DO TERRITÓRIO, O MAIOR DA AMÉRICA E O SEGUNDO MAIOR DO MUNDO. SEUS 32 MILHÕES DE HABITANTES SE DISTRIBUEM DE MANEIRA BASTANTE IRREGULAR POR UMA EXTENSÃO DE 9.970.610 KM2.
A MAIOR CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL ENCONTRA-SE AO LONGO DA FRONTEIRA COM OS ESTADOS UNIDOS, ONDE O CLIMA É MAIS FAVORÁVEL À FIXAÇÃO HUMANA.
A REGIÃO DOS GRANDES LAGOS E O VALE DO RIO SÃO LOURENÇO SÃO AS ÁREAS MAIS DENSAMENTE POVOADAS, ABRIGANDO CERCA DE 62% DA POPULAÇÃO TOTAL. NESSES LOCAIS, AS DENSIDADES DEMOGRÁFICAS ULTRAPASSAM OS 200 HAB./KM2. AS CIDADES MAIS POPULOSAS SÃO TORONTO, MONTREAL, QUEBEC E OTTAWA, CAPITAL DO PAÍS.

NA REGIÃO CENTRAL EXISTEM ALGUMAS CIDADES POPULOSAS, COMO WINNIPEG E REGINA. JÁ NA COSTA OESTE, O DESTAQUE FICA PARA VANCOUVER.O NORTE DO TERRITÓRIO CANADENSE, ONDE OCORREM OS CLIMAS MAIS FRIOS, É POUCO POVOADO. A DENSIDADE DEMOGRÁFICA NESSA REGIÃO CHEGA A SER INFERIOR A 1 HAB./KM2.

ESTRUTURA DEMOGRÁFICA

ENTRE OS TRAÇOS DISTINTIVOS DA ESTRUTURA DEMOGRÁFICA CANADENSE ALTOÍNDICE DE IDOSOS NA POPULAÇÃO. ESSE ASPECTO DECORRE DA ELEVADA EXPECTATIVA DEVIDA, EM TORNO DE 81* ANOS DE IDADE, ASSOCIADA A BAIXA NATALIDADE: EM 2006, A TAXA DE NATALIDADE FOI DE 6,0%.


IMIGRAÇÃO


COM O BAIXO CRESCIMENTO VEGETATIVO DA POPULAÇÃO, O CANADÁ TEM ENFRENTADO PROBLEMAS DE ESCASSEZ DE MÃO-DE-OBRA. PARA SUPERA-LOS , PARA NA DÉCADA DE 1990 O GOVERNO OFERECEU ALGUMAS FACILIDADES PARA ENTRADA DE IMIGRANTES

COM ISSO, CERCA DE UM MILHÃO DE PESSOAS MIGRARAM PARA O CANADÁ ATRAÍDAS PELAS OPORTUNIDADES DE TRABALHO E PELO ELEVADO NÍVEL DE VIDA.

NOS ÚLTIMOS ANOS, PORÉM, FORAM ADOTADAS MEDIDAS RESTRITIVAS AO INGRESSO DOS IMIGRANTES, DANDO-SE PREFERÊNCIA AOS PROFISSIONAIS QUALIFICADOS NAS ÁREAS MAIS CARENTES DE MÃO-DE-OBRA.


ETNIAS E LÍNGUAS

OS DESCENDENTES DE FRANCESES E, PRINCIPALMENTE, DE BRITÂNICOS A MAIORIA DA POPULAÇÃO CANADENSE. OUTROS GRUPOS DE EUROPEUS, ALÉM DE INDÍGENAS, INUÍTES, IMIGRANTES ASIÁTICOS E LATINO-AMERICANOS, COMPLETAM A COMPOSIÇÃO ÉTNICA DO PAÍS.

O PREDOMÍNIO DE PESSOAS DESSAS DUAS ORIGENS E A PRÓPRIA HISTORIADO CANADÁ EXPLICAM POR QUE O INGLÊS E O FRANCÊS SÃO OS DOIS IDIOMAS OFICIAIS NO PAÍS. NO ENTANTO, QUASE 70% DA POPULAÇÃO SÓ FALAM INGLÊS E APENAS UMA MINORIA SE EXPRESSA NAS DUAS LÍNGUAS.

A ECONOMIA CANADENSE

A ECONOMIA DO CANADÁ É MARCADA PELA INTENSA EXTRAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS, PELA AGROPECUÁRIA MODERNA E ALTAMENTE PRODUTIVA E PELA INDUSTRIALIZAÇÃO DEPENDENTE DOS ESTADOS UNIDOS.


OS RECURSOS NATURAIS

OSUBSOLO CANADENSE É RICO EM RECURSOS MINERAIS, COMO URÂNIO, COBRE, OURO, MAGNÉSIO, CHUMBO, ZINCO, FERRO, PETRÓLEO E GÁS NATURAL. DA FLORESTA BOREAL (TAIGA) OBTÉM-SE A MADEIRA, QUE É A MATÉRIA-PRIMA PARA VÁRIAS INDÚSTRIAS, COMO AS DE CONSTRUÇÃO, DE MÓVEIS E DE PAPEL.

O CANADÁ OCUPA O PRIMEIRO LUGAR NO RANKING DA PRODUÇÃO MUNDIAL DE PAPEL E CELULOSE. A EXTRAÇÃO DE MADEIRA REALIZA-SE EM ÁREAS REFLORESTADAS, COM TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS DE PONTA.

A GRANDE DISPONIBILIDADE DE RECURSOS HÍDRICOS PERMITE AO CANADÁ OBTER ENERGIA ELÉTRICA BARATA, PRODUZIDA POR HIDRELÉTRICAS EM VÁRIAS PROVÍNCIAS.

A INDÚSTRIA

A INDUSTRIALIZAÇÃO DO CANADÁ COMEÇOU DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918), IMPULSIONADA PELA RETRAÇÃO DA PRODUÇÃO EUROPÉIA. SE INTENSIFICOU APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945), MOTIVADA, SOBRETUDO, POR INVESTIMENTOS DOS ESTADOS UNIDOS.

A PROXIMIDADE GEOGRÁFICA E O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DOS DOIS PAÍSES FACILITARAM A VINCULAÇÃO DAS ECONOMIAS. CAPITAIS DOS ESTADOS UNIDOS DESTACAM-SE NOS SETORES QUÍMICO, FARMACÊUTICO, AUTOMOBILÍSTICO, ELETRO ELETRÔNICO E DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. NOS SETORES MAIS TRADICIONAIS COMO NAS INDÚSTRIAS EXTRATIVA, TÊXTIL E ALIMENTÍCIA: A SOBRESSAEM OS CAPITAIS CANADENSES.O CANADÁ EXPORTA VEÍCULOS, MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, PAPEL-JORNAL E AVIÕES.

REGIÕES INDUSTRIAIS

TORONTO, MONTREAL E O VALE DO RIO SÃO LOURENÇO SÃO AS ÁREAS MAIS INDUSTRIALIZADAS DO CANADÁ 1 (REVEJA A FIGURA 21). LÁ SE CONCENTRAM INDÚSTRIAS SIDERÚRGICAS, AUTOMOBILÍSTICAS, METALÚRGICAS, DE PAPEI E CELULOSE, DE MAQUINARIA PESADA, DE ELETROELETRÔNICOS E DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS. A REGIÃO DE VANCOUVER, NO OESTE, TAMBÉM É UM IMPORTANTE CENTRO INDUSTRIAL, COM INDÚSTRIAS SIDERÚRGICAS, METALÚRGICAS E DE PAPEL. WINNIPEG, REGINA, CALGARY E EDMONTON SÃO ÁREAS INDUSTRIAIS SECUNDÁRIAS.

A AGROPECUÁRIA

A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DO CANADÁ EMPREGA TECNOLOGIA DE PONTA E ALTO GRAU DE MECANIZAÇÃO, QUE LHE ASSEGURA ALTA PRODUTIVIDADE DESTACAM-SE TRÊS REGIÕES DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIO PAÍS.

REGIÃO DAS PLANÍCIES CENTRAIS (PRAIRIES)

OS TERRENOS RELATIVAMENTE PLANOS E OS SOLOS RICOS FAVORECEM A PRODUÇÃO DE TRIGO, AVEIA, CEVADA CENTEIO, EM PROPRIEDADES COM ALTO ÍNDICE DE MECANIZAÇÃO. ESSES FATORES COLOCAM O CANADÁ ENTRE OS MAIORES PRODUTORES E EXPORTADOR MUNDIAIS DE TRIGO E CEVADA.

EXPORTAÇÃO É FACILITADA POR UMA AMPLA REDE FERROVIÁRIA QUE LIGA AS ÁREAS PRODUTIVAS AO PORTO MONTREAL, ÀS MARGENS DO RIO SÃO LOURENÇO, DE DE OS PRODUTOS SEGUEM PRINCIPALMENTE PARA OS 01SES EUROPEUS.

REGIÃO DOS GRANDES LAGOS E VALE DO RIO SÃO LOURENÇO

PREDOMINAM A PECUÁRIA LEITEIRA E A AGRICULTURA TIPO FAMILIAR, COM DESTAQUE PARA A PRODUÇÃO FRUTAS, HORTALIÇAS, CEREAIS, BATATA E BETERRABA. A PRODUÇÃO TEM COMO DESTINO OS CENTROS URBANOS DAS PROXIMIDADES.
REGIÃO DA COLÚMBIA BRITÂNICA

A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DESSA REGIÃO É INFERIOR A DAS OUTRAS, DESTACANDO-SE A CULTURA DE FRUTAS E ALGUNS CEREAIS PARA ABASTECIMENTO DO MERCADO INTERNO. A PRINCIPAL ATIVIDADE É A EXTRAÇÃO DE MADEIRA.


O MOVIMENTO SEPARATISTA DE QUEBEC

A COLONIZAÇÃO FRANCESA NO CANADÁ TEVE POR NÚCLEO O VALE DO RIO SÃO LOURENÇO, ONDE FORAM FUNDADAS AS CIDADES DE QUEBEC, EM 1608, E MONTREAL, EM 1642.
EM 1763, DEPOIS DE VÁRIOS CONFLITOS COM OS INGLESES, OS TERRITÓRIOS OCUPADOS PELA FRANÇA FORAM CEDIDOS À INGLATERRA. MAS OS FRANCO-CANADENSES, CONCENTRADOS NO TERRITÓRIO DE QUEBEC, CONSERVARAM DIVERSOS DIREITOS, ENTRE OS QUAIS O DE MANTER AS LEIS JÁ EXISTENTES E A LIBERDADE DE IDIOMA E RELIGIÃO.

EM 1969, OS SEPARATISTAS DA PROVÍNCIA DE QUEBEC OBTIVERAM O RECONHECIMENTO E A OFICIALIZAÇÃO DA LÍNGUA FRANCESA EM TODO O CANADÁ. EM 1980 FOI REALIZADO UM PLEBISCITO PARA JULGAR A SEPARAÇÃO DE QUEBEC, MAS A MAIORIA DA POPULAÇÃO LOCAL SE POSICIONOU A FAVOR DA PERMANÊNCIA DA PROVÍNCIA NA FEDERAÇÃO CANADENSE.EM 1987, UM ACORDO FIRMADO ENTRE O GOVERNO CANADENSE E OS SEPARATISTAS CONCEDEU MAIOR AUTONOMIA POLÍTICA E ECONÔMICA AO QUEBEC. UM NOVO PLEBISCITO FOI REALIZADO EM 1995, E O “NÃO” À SEPARAÇÃO DE QUEBEC VENCEU POR UMA PEQUENA MARGEM DE VOTOS.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4538

Um comentário: