OBRIGADA PELA VISITA, VOCÊ É MEU VISITANTE

12 de setembro de 2011

Hidrografia Brasileira

A hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, abrangendo portanto rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera.


O Brasil tem um dos maiores complexos hidrográficos do mundo, apresentando rios com grandes extensões, larguras e profundidades. A maioria dos rios brasileiros nasce em regiões pouco elevadas, com exceção do rio Amazonas e de alguns afluentes que nascem na cordilheira dos Andes.


O Brasil possui 8% de toda a água doce que está na superfície da Terra. Além disso, a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica, também fica no Brasil. Somente o rio Amazonas deságua no mar um quinto de toda a água doce que é despejada nos oceanos.

Características Gerais da Hidrografia do Brasil:

-Predomínio de rios de planalto (grande potencial hidroelétrico
-Predomínio de rios prenes (que não secam)
-Os rios intermitentes ou temporários aparecem no Sertão do Nordeste , exceto o rio são Francisco
-Predomínio de rios pluviais (abastecidos po chuva)
-Predomínio de rios com foz em estuário (exceto o parnaíba , foz em delta (MA-PI) e amazonas , foz
mista
-Poucos lagos
Predomínio de rios exorréicos (desaguam no mar)


Rios de planalto e de planície:

Os rios de planalto por apresentarem rupturas de declive, vales encaixados,
grandes quedas-d’água
entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica, são extremamente difíceis no que diz respeito
à navegabilidade
. Os rios São Francisco e Paraná são os principais rios de planalto.


Em menor quantidade, temos no Brasil os rios que correm nas planícies, sendo usados basicamente para a navegação fluvial, por não apresentarem cachoeiras e saltos em seu percurso. Entre os grandes rios nacionais, apenas o Amazonas e o Paraguai são predominantemente de planície e largamente utilizados para a navegação.


Bacias hidrográficas:


O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) classifica os rios em nove bacias. São elas:
Bacia do Amazonas - É a maior bacia hidrográfica do mundo, com 7.050.000 km², sendo mais da metade localizado em terras brasileiras. Abrange também terras da Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.


Rios que compõem a Bacia Amazônica


Bacia do Nordeste - Abrange diversos rios de grande porte e de significado regional, como: Acaraú, Jaguaribe, Piranhas, Potengi, Capibaribe, Una, Pajeú, Turiaçu, Pindaré, Grajaú, Itapecuru, Mearim e Parnaíba.



Bacia do Tocantins-Araguaia - Com uma área superior a 800.000 km2, a bacia do rio Tocantins-Araguaia é a maior bacia hidrográfica inteiramente situada em território brasileiro. O rio Tocantins nasce na confluência dos rios Maranhão e Paraná (GO), enquanto o Araguaia nasce no Mato Grosso.

Os rios que compõem a Bacia do Tocantins-Araguaia


Bacia do Paraguai - Destaca-se por sua navegabilidade, sendo bastante utilizada para o transporte de carga. Suas águas banham terras brasileiras, paraguaias e argentinas.


Bacia do Paraná -
O rio Paraná tem suas nascentes na região Sudeste, separando as terras do Paraná do Mato Grosso do Sul e do Paraguai e ele é o principal curso d'água da bacia, mas também são muito importantes os seus afluentes e formadores, como os rios Grande, Paranaíba, Tietê, Paranapanema, Iguaçu, dentre outros. Essa bacia hidrográfica abriga a maior usina hidrelétrica do mundo: a Usina de Itaipu, no Estado do Paraná.


Bacia do São Francisco -
Nasce em Minas Gerais, na serra da Canastra, atravessando os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O Rio São Francisco é o principal curso d'água da bacia, com cerca de 2.700 km de extensão e 168 afluentes.

Rios que formam a Bacia do São Francisco


Bacia do Sudeste-Sul - É composta por rios da importância do Jacuí, Itajaí e Ribeira do Iguape, entre outros. Os mesmos possuem importância regional, pela participação em atividades como transporte hidroviário, abastecimento d'água e geração de energia elétrica.
Rio Ribeira do Iguape

Bacia do Uruguai - É formada pelo rio Uruguai e por seus afluentes, desaguando no estuário do rio da Prata, já fora do território brasileiro. O rio Uruguai é formado pelos rios Canoas e Pelotas e serve de divisa entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Faz ainda a fronteira entre Brasil e Argentina e entre Argentina e Uruguai.


Rio Pelotas

Bacia do Leste- Assim como a bacia do nordeste, esta bacia possui diversos rios de grande porte e importância regional. Entre eles, temos os rios Pardo, Jequitinhonha, Paraíba do Sul, Vaza-Barris, Itapicuru, das Contas, Paraguaçu, entre outros.

SOMOS CONTRA A TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAÍBA

Rio
Paraíba do Sul

extraido  : http://oguiadobrasil.blogspot.com/2010/06/hidrografia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário